UBUNTU

The next version of Ubuntu is coming soon

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Solventes Secos: Será que peneira molecular é realmente milagrosa?



Este assunto já está ficando recorrente nesse blog, mas como eu não me conformo em perder um tempo absurdo secando solvente, sempre que vejo uma novidade acho interessante compartilhar. Desta vez a dica foi do meu amigo Danilo. Saiu um JOC que põe em xeque as maneiras tradicionais de secagem de solvente. Segundo este trabalho, THF em contato com peneira molecular (3A) por 72 horas é o suficiente para deixa-lo com menos água que o método tradicional (Na e benzofenona)
Se esses números estão realmente corretos, eu não sei, pois não tenho nem glovebox nem um Karl Fischer para repeti-los, mas certamente vou tentar usar o THF tratado deste jeito para ver se funciona. Mas mesmo funcionando a cor azul do THF tratado tradicionalmente tem um efeito psicologico trememndo, vocês não concordam? 
Além de THF este método é aplicado à outros solventes como diclorometano e metanol.

Um comentário:

  1. Oii.. Muito legal seu blog. Pq não faz um post sobre a Sintese Orgânica no brasil, os grupos de pesquisa atuando, os que realmente tem resultados.. as vantagens, desvantagens... seria interessante para quem pensa em ir para essa área.

    ResponderExcluir